REIKI

O que é o Reiki ?

O Reiki é uma terapia energética de origem japonesa que tem como objectivo revitalizar a energia e o estado global do ser.

O Reiki é uma prática tibetana, redescoberta no Japão em meados do século passado por Mikao Usui. Constitui um sistema de cura natural através da imposição das mãos e é referido, pelos seus mestres, como uma terapia complementar com a acção no domínio mental, material, emocional e espiritual e que se adequa harmoniosamente a qualquer estilo de vida.

A ideia base do Reiki é a de que o indivíduo se encontra conectado com o sistema energético do Universo. Quando a energia universal (essencial) flui, o indivíduo atinge um estado harmonioso e saudável. Quando a energia essencial encontra resistências ao seu fluxo, o indivíduo adoece e vê diminuídas as capacidades naturais de se curar. Uma das funções do Reiki é canalizar adequadamente a energia vital, promovendo, assim, o processo de cura natural do organismo.

Para entender o Reiki, precisamos entender que todo o ser vivo é composto de vários níveis de energia. O equilíbrio e a harmonia dessa energia é que gera a vida e a saúde.

Entendendo o significado da palavra “Reiki”:

Rei – Significa Inteligência Divina manifesta. Matriz de tudo o que é, regula o fluxo da energia Ki em todos os seres, fazendo-os retornar aos moldes originais, quando necessário. Notem que todos os seres tem, originalmente, a matriz correcta do fluxo da energia Ki. Como temos livre arbítrio, o Universo permite que nos afastemos dessa harmonia, através de bloqueios oriundos de comportamentos, emoções e crenças danosos. Contudo, o mesmo Universo nos dá a oportunidade de obter novamente esse equilíbrio que gera bem estar, saúde, felicidade e prosperidade, por meio da mudança interior. A energia REIKI é uma potente catalisadora nesse processo (de harmonização da essência).

Ki – Os japoneses chamam essa energia de Ki, os chineses de Chi, Pitágoras chamou Fogo Central, Hipócrates de Fogo Interior, Mesmer de Magnetismo, os Hindus chamam de Prana, Reich de Orgônio, na antiga união Soviética era chamada de Energia Bioplasmática, os Judeus chamam Nefesh, os alquimistas de Fluído da Vida, etc… Qualquer que seja a interpretação do ideograma Ki, ele sempre representa algum tipo de energia de natureza espiritual. Na sua origem a energia representava o aspecto do espírito que se refere à força vital. Com o tempo, essa energia passou a representar também o aspecto do espírito que se refere ao humor e ao pensamento. Em resumo, Ki é a energia vital e psíquica.

REI – Energia Celestial, divina, que regula a distribuição da Ki – Energia Vital

O Reiki é uma arte que alia simplicidade, amor, e eficácia, visando estimular a cura por meio da imposição das mãos. Essa técnica japonesa ensina a transmitir uma energia harmoniosa, que leva o receptor a um estado de equilíbrio, podendo assim ter condições de eliminar os seus traumas, libertar-se de problemas físicos e energéticos, promovendo cura e evolução.

O que o reiki pode oferecer ?

Expansão de consciência – Maior clareza mental – Redução do stress – Assistência no equilíbrio de emoções – Remoção das toxinas do sistema – Remoção de bloqueios – Aceleração de todos os processos biológicos de cura (acção sobre a causa) – Remoção de ligações espirituais indesejadas (obsessão espiritual) – Cura à distância – Para mulheres, maior controle dos sintomas pré-menstruais e combate a TPM –


Como é aplicado ?

O reiki é aplicado pela imposição das mãos, em determinados pontos energéticos do corpo, mais conhecido pelos chakras.

A energia é inteligente, e o desequilíbrio do corpo atraí imediatamente a energia de cura e a direcciona para onde necessita. Não é obrigatório a imposição das mãos nos pontos pré-determinados, no entanto essas posições fazem parte do processo.

No inicio da sessão, o terapeuta traça os símbolos do reiki no paciente, e dá inicio à sessão de cura. Realiza a terapia passando por todos os pontos energéticos, até intuitivamente sentir que a frequência daquele campo energético está equilibrada. Após, faz o varrimento da aura, e termina a sessão traçando os símbolos para selamento da energia.

%d blogueiros gostam disto: